Pesquisa em Rede: Trabalho Docente na Educação Básica (apoio CNPQ)
A pesquisa em rede Trabalho Docente na Educação Básica conta com a participação de diversas universidades brasileiras de várias regiões do país. Ao mesmo tempo, o projeto desenvolveu uma inédita problemática de pesquisa, concernente ao advento da Indústria 4.0 na esfera educacional escolar, impactando significativamente o trabalho docente mediante a rápida difusão trabalho digital remoto ou teletrabalho na educação básica a partir da Pandemia Covid-19. Trabalhar em casa ou “em qualquer lugar” não é uma realidade efetivamente nova, mas assume novos contornos com as plataformas digitais online baseadas na web, nas quais as tarefas são realizadas online e remotamente por trabalhadores/as, implicando em profundas alterações nos processos de trabalho, condições e relações laborais e impondo uma nova racionalidade do trabalho. Esse fenômeno ganhou especial relevância devido à situação pandêmica e tende à expansão. Se o teletrabalho foi inicialmente uma imposição devido às restrições pandêmicas, na atual conjuntura pós-pandêmica, trabalhadores/as, em geral com maior formação acadêmica, têm defendido tal modalidade apesar dos seus efeitos negativos como menores rendimentos ou sobrecarga de trabalho.
Participe do Painel Temático no dia 18/09 e conheça os resultados da pesquisa.
Relatos dos (as) Professores (as)
Ultimamente me sinto muito cobrada, desmotivada, frustrada, pois o trabalho está exagerado e as crianças não querem aprender.
Respeite seus limites, nenhuma sobrecarga de trabalho vale mais que a nossa saúde. No momento encontro-me mais satisfeita, mas já passei por muitas dificuldades e hoje com tratamento médico estou conseguindo respeitar meus limites.
Existe uma desvalorizacao da importância da docência para for.acao das outras profissões expressa na baixa remuneração e, portanto a eminente necessidade de "dobrar" horas de trabalho em outras escolas.